Objetivos
• Conhecer os Tipos de Orçamentos e os tipos de Análises de Cenários;• Identificar os principais gastos da gestão e das Políticas de Recursos Humanos;
• Identificar e analisar o impacto dos Reajustes Contratuais (plano de saúde, VT, VR, VA e demais benefícios);
• Compreender o impacto orçamentário dos reajustes salariais por acordo coletivo/convenção coletiva ou oriundos de promoção ou enquadramento;
• Compreender o impacto orçamentário da Remuneração Variável (premiações, gratificações, comissões, bonificações, etc);
• Compreender o impacto orçamentário das rescisões, indenizações, novos projetos e passivos trabalhistas, tributários e previdenciários.
• Exercitar como elaborar o orçamento anual de RH.
Metodologia: Exposição dialogada, sustentada por planilhas em Excel.
Público Alvo:
Gestores e Profissionais de RH, Administrativos, Financeiros e demais profissionais responsáveis por elaborar um Plano Orçamentário de Recursos Humanos eficaz e realístico.Programa: (Baixe aqui em PDF)
1 – Planejamento do Budget (Orçamento) do RH:1.1 – Conhecendo a estratégica, o orçamento e os principais gastos com RH
• RH: custo, despesa ou investimento?
• Tipos de orçamentos
• Análise e projeção de cenários
1.2 – Planejamento de Admissões
• Força de trabalho conforme estratégia empresarial
• O desafio de contratar a pessoa certa, no tempo certo
• Definição da forma de contratação (CLT, autônomo, intermitente, temporário, tempo parcial, etc.)
• Teletrabalho (home office) – despesas para adequação dos postos de trabalho
• Definição da forma do Recrutamento e Seleção (tradicional, on line ou inteligência artificial)
1.3 – Planejamento de Remuneração e Benefícios
• Benefícios legais/obrigatórios e benefícios espontâneos
• Benefícios Flexíveis e benefícios diferenciadores que aumentam a atratividade da empresa e o engajamento dos empregados
• Reajustes e validade de contratos (plano de saúde, plano odontológico, vale alimentação, vale refeição, transporte, etc.)
• Impacto do acidente de trabalho ou doença ocupacional no orçamento de RH (FAP e SAT)
• Impacto da sinistralidade do plano de saúde
• Programas de bem-estar (qualidade de vida)
• Remuneração variável (comissões, PLR, bônus, gratificações, prêmios, stock options, etc.)
• Promoções e enquadramentos salariais
1.4 – Planejamento de T&D
• Ações de Treinamento e Desenvolvimento de RH: treinamentos presenciais, EAD, gamificação, People Analytics, pesquisas, etc.
• Impacto financeiro das ações de educação para empregados, dependentes ou comunidade (ESG/Responsabilidade Social Empresarial)
1.5 – Planejamento de Demissões
• Impacto do turnover
• Planejamento das demissões, verbas rescisórias e indenizações
• Aviso Prévio Indenizado e trabalhado
• “Trintídio”
1.6 – Pontos de atenção
• Medidas Provisórias e flexibilização trabalhista (suspensão de contrato de trabalho, redução de jornada e salário, etc.)
• NR -01 – Saúde Mental (treinamento e ações preventivas)
• CIPA -A – Prevenção ao Assédio e outras violências (treinamento e ações preventivas)
• Programas de demissão voluntária (PDV) ou dispensas plúrimas
• Outsourcing de processos e serviços de RH
• Endomarketing: eventos/campanhas, premiações
• Passivo trabalhista, tributário e previdenciário
2 – Elaboração do Budget de RH
2.1 – Principais itens do Orçamento de Recursos Humanos
• Salários
• Remuneração: Comissões, PLR, bônus, prêmios, etc.
• Horas extras, compensação de jornada e “banco de horas”
• Adicionais salariais: adicional noturno, periculosidade, insalubridade, etc.)
• Ajudas de custos e diárias de viagens
• Provisões: Férias, 13º salário, INSS e FGTS
• Encargos Sociais e Trabalhistas
• Promoções horizontais e verticais
• Reajuste salarial e enquadramento salarial devido ao Acordo Coletivo
• Benefícios legais ou por acordos coletivos: VT, etc.
• Benefícios espontâneos: VR, VA, Plano de Saúde, etc.
2.2 – Gastos com Recrutamento e Seleção
2.3 – Gastos com Admissões
2.4 – Gastos com Ações de T&D
2.5 – Gastos com Saúde e Segurança do Trabalho
2.6 – Gastos com Serviços de Terceiros (contrato temporário, consultorias, assessorias)
2.7 – Gastos com demissões (verbas rescisórias, aviso prévio, indenizações, etc.)
3. Acompanhamento dos Resultados
• Acompanhamento (previsto x realizado), análise e revisão orçamentária (Ciclo PDCA)
• Importância do DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), fluxo de caixa e balanço patrimonial
• Indicadores de Desempenho (KPIs)