Modelo Híbrido de Trabalho

Desafios e Experiências nas Relações entre Empresas e Colaboradores

Formato:  ao vivo e interativo, com disponibilização da gravação

Data: a ser agendada
   

Objetivos

Qual será o futuro do trabalho nesta pós-pandemia? Mesmo que ainda não seja uma unanimidade, certamente o futuro envolve a incorporação de um modelo híbrido de trabalho. Segundo pesquisa da consultoria Robert Half realizada entre junho e julho de 2021, das empresas entrevistadas que haviam definido seu modelo de trabalho no retorno após a pandemia, 65% decidiram adotar o modelo híbrido de trabalho. Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que 44% dos colaboradores optariam por uma nova oportunidade de trabalho só para seguir em trabalho remoto.

Apesar da clara preferência entre empresas e colaboradores por este modelo, a jornada híbrida traz desafios importantes a serem discutidos e observados: qual o melhor modelo para cada empresa - mais flexível ou com jornada estabelecida para o escritório e casa? Como ajudar o colaborador a equilibrar trabalho e vida pessoal, minimizando o burnout? Como liderar à distância? De que forma manter a unidade na cultura organizacional? Como evitar passivos neste novo formato? 

Este Seminário tem o objetivo de ser um espaço para conversas e trocas de experiências sobre a adoção da jornada híbrida como uma opção real e viável para as empresas, com um olhar crítico e realista sobre como este modelo afetará a produtividade, a saúde corporativa e a gestão das equipes. Assim como avaliar os cuidados para evitar passivos trabalhistas no futuro.

Objetivos
• Preparar-se para o futuro do trabalho no pós-pandemia;
• Discutir os desafios jurídicos decorrentes de uma jornada híbrida de trabalho;
• Analisar programas de saúde do trabalhador no modelo híbrido;
• Como gerenciar equipes remotas promovendo conexão, engajamento e produtividade;
• Considerar os riscos de segurança da informação e privacidade.

Público Alvo:

Gestores e profissionais seniores das áreas de RH, Relações Trabalhistas, Talentos, Comunicação, Experiência do colaborador, Jurídico Trabalhista, assim como todos aqueles interessados em desenvolver o modelo híbrido de trabalho para suas equipes.

Programa: (Baixe aqui em PDF)

DIA 1 – 22 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)

14h00 – Abertura do evento pelo Presidente de Mesa
Luís Otávio Camargo Pinto, Sócio fundador | CAMARGO BENTO Advogados e Presidente | SOBRATT
Presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – SOBRATT e Diretor de Relações Institucionais do Sindicato da Sociedade de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro – SINSA. Consócio do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Conselheiro do CORT/FIESP – Conselho Superior de Relações do Trabalho. Coordena cursos promovidos por Associações e é palestrante em seminários na área Trabalhista, assim como autor de artigos em revistas especializadas.

14h10 – PALESTRA: O que as empresas têm feito para superar os desafios jurídicos decorrentes de uma jornada híbrida de trabalho
• Home Office/Teletrabalho durante e depois da pandemia.
• Estrutura e equipamentos.
• Riscos: ergonomia e segurança.
• Jornada de Trabalho: controle ou flexibilidade.
• Privacidade e fiscalização.
Luís Otávio Camargo Pinto, Presidente de Mesa

15h10 – PALESTRA: A Cibersegurança e o trabalho remoto
• Segurança da informação e cibersegurança: conceitos e relevância para os negócios.
• O trabalho remoto e seus riscos para a segurança da informação.
• A importância de promover a cibersegurança entre os colaboradores.
Fernando Cosenza, CEO | Resh Cyber Defense
Especialista em transformação digital, segurança cibernética e Inovação, Fernando tem um histórico de liderança em grandes empresas como a Sodexo e Boa Vista, onde liderou experiências de transformação de negócios apoiados na experiência dos clientes e usuários de tecnologias corporativas. Em 2021, assumiu a posição de CEO da Resh Cyber Defense, com intuito de ajudar as empresas a sanarem suas vulnerabilidades em segurança digital.

16h00 – INTERVALO

16h10 – CASO PRÁTICO: Como reduzir riscos nos contratos de trabalho no modelo híbrido
• Soluções para evitar passivos trabalhistas sob o ponto de vista da negociação coletiva ou individual.
• O que precisa ser revisto no contrato – negociação com o funcionário e aditivos contratuais.
• Ambiente de trabalho – responsabilidades com relação a equipamentos, custos e ergonomia.
• Como fica a questão do controle de jornada e horas extras.
• O que muda no pacote de benefícios.
Deniz Oliveira, Labor Relations Specialist | Philips Domestic Appliances
Advogado trabalhista, Professor de Prática Trabalhista em cursos universitários e Especialista de Relações Trabalhistas e Sindicais na Philips Domestic Appliances.

17h00 – CASO PRÁTICO: Modelo Flexível – Como equilibrar as jornadas remota e presencial em uma mesma empresa
Saiba como essa empresa implementou um modelo de trabalho híbrido onde cada funcionário tem a flexibilidade para escolher seu tipo de jornada.
• Histórico da empresa, perfil dos funcionários e modelo adotado anteriormente.
• O que fez a empresa adotar o Flex Work para a pós-pandemia.
• Quais são os desafios e os benefícios deste modelo para a empresa.
• O que foi aprendido até agora e quais os próximos passos.
Jisley Bontempo, CHRO – Chief Human Resources Officer | Remessa Online
Psicóloga, com especialização em Corporate Management Performance (FGV), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e MBA em Business Innovation (FIAP). Atuou em empresas como Sulamérica, Radio e TV Bandeirantes e Mapfre, sendo os últimos 10 anos em cargos de liderança. Foi Head of Strategy da Employer Branding Brasil, iniciativa liderada por profissionais com experiência em Employer Branding e Employee Experience para promover a cultura e práticas de gestão das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Desde 2020, é People Director na Remessa Online.

18h00 – ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA
 

DIA 2 – 23 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

14h00 – Abertura do segundo dia pelo Presidente de Mesa
Luís Otávio Camargo Pinto, Presidente de Mesa

14h10 – CASO PRÁTICO: O futuro das relações de trabalho e como evitar passivos trabalhistas na gestão de colaboradores em ambiente remoto
• A gestão do trabalho na pós-pandemia – qual o futuro das relações de trabalho.
• Como manter o equilíbrio nas negociações trabalhistas que envolvem contratos no modelo híbrido.
• Boas práticas para evitar passivos na implantação da jornada remota ou híbrida.
Gabriel Perius, Associate Relations Manager Brazil | Mars
Mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos e Relações Trabalhistas em empresas multinacionais do setor automotivo, mineração e bens de consumo. Coautor do livro Relações Trabalhistas e Sindicais: teoria e prática; atua também como Psicólogo Clínico e membro voluntário do projeto Filosofia Diária. Formado em Filosofia pela Faculdade São Luiz e Psicologia pela PUC Minas; Especializado em Gestão de Relações do Trabalho pela Fundação Dom Cabral; MBA executivo em Gestão Econômica e Estratégica de RH pela Fundação Getúlio Vargas.

15h10 – CASO PRÁTICO: Conheça os pilares para a construção e implementação das jornadas de trabalho remoto, híbrido e home base
• Legislação trabalhista - como se adequar - contratos de trabalho, sindicatos e demais stakeholders
• Perfil da função/cargo, colaboradores e/versus necessidades do Negócio – por que e que tipo de jornada adotar
• Comunicação - o engajamento de líderes e colaboradores
• Desafios para implementar estes tipos de jornadas e como foram solucionadas
• Lições aprendidas e próximos passos
Meire Corrêa Fontes, Gerente SR Rel. Trabalhistas & Sindicais e Gestão de Terceiros | Grupo Boticário
Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas e Sindicais em empresas nacionais e multinacionais de grande porte dos segmentos químico, farmacêutico e cimenteiro/construção civil. Formada em Direito com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Clima Organizacional, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão Executiva de Negócio pela Universidade Corporativa do Grupo Votorantim.

16h00 – INTERVALO

16h10 – CASO PRÁTICO: O desafio da gestão de pessoas em uma jornada híbrida de trabalho
• De que forma atuar para privilegiar de fato os dois universos – remoto e presencial.
• Como engajar a força de trabalho para o modelo híbrido.
• As especificidades da comunicação neste formato de trabalho.
• O que muda na retenção de talentos.
Cristina Pinheiro Castilho Portela, Coordenadora-Geral de Gestão Estratégica de Pessoas | CADE
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília, com Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública e Mestrado em Políticas Públicas e Governamentais, ambas pela Fundação Getúlio Vargas. Passou por instituições como Anatel em cargos de chefia e, atualmente, é Coordenadora Geral de Gestão Estratégica de Pessoas no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE

17h00 – PALESTRA: O processo de transformação para o modelo híbrido de trabalho
• Por que adotar o modelo híbrido.
• Desafios encontrados para adotar a jornada híbrida e soluções aplicadas.
• Como manter a unidade cultural neste processo de mudança.
Estênio Glauber dos Santos, Especialista em Gestão de Mudanças Organizacionais | Empresa Seguradora
Graduado em Ciências Econômicas, com Pós-graduação em Economia Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalha em uma empresa do mercado segurador há mais de 13 anos, onde já atuou como Coordenador de Projetos Financeiros na área de Tecnologia e Líder de PMO. Atualmente é Líder de Change Management no projeto de retorno aos escritórios com a transferência cultural para o novo modelo híbrido de trabalho nesta empresa.

18h00 – ENCERRAMENTO DO EVENTO

Benefícios:

  • Disponibilização da gravação por 15 dias
  • Acesso pelo Zoom
  • Apostila digital
  • Certificado de participação
  • Materiais para download
  • Desconto de 5% no próximo treinamento

Garantia

Garantimos a devolução do investimento efetuado em caso de insatisfação com sua experiência de aprendizado.

Palestrantes:

Múltiplos palestrantes

  • + de 10 anos de experiência na área
  • 4,7 avaliação do instrutor
  • + de 1.600 profissionais treinados na carreira
Múltiplas formações e ocupações, com sólidas experiências em suas áreas de atuação.




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