Objetivos
• Identificar ameaças e avaliar os riscos do uso inadequado de informações e recursos corporativos;• Conhecer os principais indicadores da existência de fraudes;
• Analisar métodos eficazes para prevenção e apuração de fraudes;
• Elaborar um planejamento formal para prevenção a fraudes;
• Analisar os impactos, causas e fatores críticos de sucesso no controle a fraudes na corporação.
Público Alvo:
• Gerentes e Diretores de Segurança, Responsáveis por áreas Administrativas, Finanças, Controladoria, Processos, Segurança e Fraudes Internas;• Auditores, Responsáveis por Controles Internos, Compliance e outros profissionais ligados à Proteção dos Ativos de Informação, RH, CISO, Segurança da Informação, Chefes de Segurança, Profissionais das áreas de Inteligência de Informações e Tecnologia da Informação.
Programa: (Baixe aqui em PDF)
Módulo 1 – A Origem das Fraudes1.1. Os motivadores que levam às fraudes
1.2 Tipificação e características de um fraudador
1.3. Diferenciando os erros, acidentes e fraudes
1.4 Controles sobre o fator humano nas fraudes
1.5 Orientações para reconhecimento de cenários de fraude interna
Módulo 2 – Detectando indícios de Fraudes Corporativas
2.1. Como identificar atitudes e comportamentos suspeitos
2.2. Limitações e cuidados na identificação das causas e dos envolvidos
2.3. Orientações para evitar contratempos e maiores perdas na apuração dos indícios
2.4. Tipos de punições mais comuns para Fraudes Internas
2.5. Técnicas para obtenção de informações para prevenção futura
Módulo 3 – Cenário de Fraudes no Brasil e no mundo
3.1. Manutenção do foco nas ações de prevenção
3.2. Características de um processo para lidar com o risco de fraudes
3.3. Diferenciando os controles quanto ao tipo e função
3.4. Dispositivos comuns usados para detectar, prevenir e tratar a fraude
3.5. Estatísticas sobre a Fraude no Brasil e no Mundo
3.6. Exemplos de atuação em fraudes com Boletos, Cadastros, ETF, DDA e outros recursos
Módulo 4 – Prevenção – Mecanismos & Instrumentos
4.1. Tratamento das informações
4.2. Recursos de auditoria e registro no uso de ativos
4.3. Principais indicadores da existência de fraudes
4.4. Funções e Departamentos com maior incidência de Fraude
4.5. Estruturas e documentos para controle da cultura de Fraudes
4.6. Conscientização dos usuários e cultura de controles internos fortes
4.7. Compromissos e vínculos entre colaboradores e empresas
4.8. Aspectos legais e relacionamento com órgãos oficiais de investigação